ÉVORA: fotografias no centro histórico

IMG_3228Entrada para o “Páteo” (rua 5 de Outubro). Para os olhares mais distraídos, este restaurante tipicamente alentejano passa despercebido: numa das ruas mais concorridas pelo artesanato local, será preciso passar um arco escondido para chegar a este pátio.

IMG_3221

Vista frontal de duas torres na Sé de Nossa Senhora da Assunçãoséculo XIII (topo da rua 5 de Outubro). Subindo ao topo desta basílica de estilo românico e gótico, é possível avistar a cidade de Évora em 360º graus.

IMG_3157

Fachada de várias casas revestidas pelo mesmo tipo de azulejo, em frente ao Jardim do Bacalhau (rua de Machede). Destaca-se por ser um dos poucos prédios, dentro do centro histórico, que segue este estilo decorativo.

IMG_3287

Vista em contra picado de um edifício pertencente à extinta seguradora A Pátria (rua 5 de Outubro). Destaca-se por fazer uso de estilos decorativos diferentes: o rés-do-chão, onde operam negócios locais, é pintado a cal, enquanto os andares superiores, aproveitados para moradias, se revestem de dois azulejos diferentes.

IMG_3314

 Fachada frontal da Igreja da Graça, século XVI(Largo da Graça). O monumento é um dos grandes marcos da arquitectura renascentista em Portugal, sendo considerado monumento nacional desde 1910. Reza a lenda de que um dedo do pé em falta numa das estátuas de pedra terá caído em cima de um peão pouco afortunado.


Joana

Anúncios